O repórter fotográfico de GZH Mateus Bruxel sobrevoou na manhã desta terça-feira (5) o Vale do Taquari, para mostrar as cidades atingidas pela cheia do rio que dá nome à região.
A bordo de um avião, Bruxel registrou os municípios de Estrela, Muçum, Roca Sales e Encantado, mostrando áreas inteiras submersas, inclusive com casas atingidas (veja o relato abaixo). Na tarde desta terça, o total de mortes causadas pelas enchentes chegou a 21.
GZH tem equipes na região, uma das mais afetadas pela chuva que atingiu o Rio Grande do Sul neste início de semana. Nesta terça, a reportagem já não conseguiu acessar por terra a cidade de Muçum, porque estradas estavam inundadas e ao menos uma ponte foi destruída.
Leia o relato do repórter fotográfico
"Isoladas em uma ilha, no meio de forte correnteza, pessoas esperam por ajuda. Mais adiante, um helicóptero voa baixo sobre o telhado ainda emerso de uma casa para resgatar a quem restou escapar por uma abertura por entre as telhas.
Decolamos do condomínio aeronáutico de Águas Claras, em Viamão, pela manhã, pouco depois das 11h, em uma aeronave L-19, eu e o comandante Mansur.
Voávamos a cerca de 450 metros de altitude, e perto do Vale do Taquari tivemos que descer para cerca de 300 metros e restringir o voo apenas sobre o curso do rio, em virtude da piora do tempo e do relevo do Vale do Taquari. O tempo piorou e a nebulosidade se intensificou quando chegamos na região mais afetada pela cheia. A cena é chocante: uma vastidão de água cobre cidades inteiras.
Há casas em que apenas o telhado está visível, estradas submersas, propriedades rurais, empresas, tudo tomado pela água. De cima, diante do grande volume de água, por vezes chegamos a perder a referência de onde corria o leito do rio, de onde começa uma cidade e termina outra. Uma situação muito triste. Sobrevoamos as cidades de Estrela, com a rodovia BR-386 coberta pela água, Lajeado, Encantado, Roca Sales e Muçum, uma das cidades mais afetadas".