O número de pessoas que estão fora de casa na Fronteira Oeste chegou a 741, conforme informações da Defesa Civil da região na noite desta quarta-feira (13). Os dados demonstram que as chuvas das últimas horas impactaram na quantidade de pessoas que tiveram de deixar seus lares. No boletim divulgado no início de terça, eram cerca de 600 pessoas.
O município com o maior número afetados, na noite desta quarta, era Alegrete, onde o Rio Ibirapuitã chegou a 11m28cm, passando da cota de inundação, que é de 9m70cm. No município, há 69 pessoas desabrigadas e 172 desalojadas, totalizando 241 moradores. Os bairros mais atingidos são Vila Nova, Santo Antônio, Canudos, Macedo, Promorar, Vila Izabel e Centenário. Moradores desabrigados estão sendo encaminhados para o ginásio Oswaldo Aranha e o antigo posto do bairro Macedo.
Em Rosário do Sul, o Rio Santa Maria também ultrapassou a cota de inundação, que é de 6m50cm, chegando aos 6m96cm nesta quarta. No município, são 150 pessoas desabrigadas e 46 desalojadas. O ginásio esportivo Ervilhão é utilizado como abrigo a quem necessita.
Em Uruguaiana, a medição mais recente do Rio Uruguai apontou para 9m47cm, medida que também ultrapassa a cota de inundação (8m50cm). No município, de acordo com atualização desta quarta, 14 pessoas ficaram desabrigadas e 127 desalojadas. O Centro Esportivo Zona Leste é o local de referência para os desabrigados.
Há ainda, na Fronteira Oeste, outras 52 pessoas afetadas em São Borja (23 desabrigadas e 29 desalojadas), 15 atingidas em Itaqui (três desabrigadas e 12 desalojadas), 30 em Dom Pedrito (sete desabrigadas e 25 desalojadas), 44 em São Gabriel (10 desabrigadas e 34 desalojadas) e 22 pessoas desalojadas em Manoel Viana, município onde não registro de desabrigados até o momento.