A forte chuva que cai sobre o Rio Grande do Sul desde terça-feira (12) fez o nível do Guaíba subir 40 centímetros na região do Cais Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre, até a tarde desta quarta-feira (13). De acordo com a Defesa Civil da Capital, faltam menos de 20 centímetros para que a água atinja o nível de alerta no trecho.
No Cais Mauá, a medição é feita por meio de uma régua automática. O alerta ocorre quando o nível do Guaíba alcança a marca de 2m55cm. A cota de inundação é 3m. Na tarde desta quarta-feira, a régua da Sala de Monitoramento da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) marcava 2m39cm no local.
No Cais Embarcadero a água ainda não havia alcançado a altura dos armazéns na tarde desta quarta — estava cerca de um metro abaixo do nível do píer. Os quiosques estavam fechados devido à chuva. Apenas os restaurantes do local funcionavam.
Fabiana Marcon, diretora do Cais Embarcadero, explica que a situação do Guaíba está sendo monitorada com suporte da Defesa Civil estadual e da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH). Ela comenta que no feriado de 7 de Setembro o nível chegou a 2m46cm.
— Estamos monitorando bem de perto, para caso haja risco de chegar aos 3m, nossa prioridade é a segurança dos clientes e funcionários, então esse é o direcionamento. Esperamos que com a folga da chuva na madrugada e na manhã de quinta essa estabilidade reverta para início de baixa novamente. Mas seguiremos atentos até que os órgãos nos sinalizem que não há mais risco — afirma.
A diretora garante que, caso haja riscos para os frequentadores e trabalhadores do local, serão tomadas as providências recomendadas pelos órgãos de segurança. Segundo ela, uma equipe da Defesa Civil esteve no local verificando a medição das águas nesta manhã.
A chuvarada também causou transtornos e alagamentos em diversos pontos de Porto Alegre. Na Região das Ilhas houve inundações, mas nenhuma pessoa precisou sair de casa. A medição do Guaíba na Ilha da Pintada registrava 2m8cm, onde a cota de inundação é 2m20cm.
Chuva perde força na quinta
Na quinta-feira (14), a chuva deve persistir, embora com menos intensidade, em parte do Estado. Nesta quarta (13), houve grandes acumulados de chuva em diversos municípios. O ciclone extratropical em formação nesta quarta se afasta da costa gaúcha, e a quinta deve ter menos chuva. Na Região Metropolitana e no Sul os ventos ficam entre 40 km/h e 60 km/h. A chuva, mais isolada e com menor intensidade, deve atingir, também, municípios da Serra, Vale do Caí, Região Metropolitana e Sul.