A chuva forte que atinge Porto Alegre causou transtornos em diferentes pontos da cidade nesta quarta-feira (13). No começo da tarde, a Defesa Civil do Estado emitiu alerta de inundação devido à elevação do nível do Guaíba — no Cais Mauá, a medição indicava 2m40cm, onde a cota de inundação é de 3m.
Na Região das Ilhas, há registro de alagamentos, mas nenhuma pessoa fora de casa. A medição na altura da Ilha da Pintada registrava 2m08cm, sendo que a cota de inundação é 2m20cm.
Segundo a prefeitura, três arroios localizados na Zona Sul apresentavam pontos de transbordamento nesta manhã: Cavalhada, Capivara e Guarujá. Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a situação decorre do represamento do Guaíba.
Na Avenida Tramandaí, bairro Ipanema, o Arroio Capivara transbordou ainda pela manhã. A via chegou a ser totalmente interditada entre a Praça Senador Alberto Pasqualini e o acesso à Avenida Imperial. O transbordamento do arroio também afetou a Rua Gávea. No final da tarde, o arroio voltou para o leito e as duas vias tiveram a circulação de veículos normalizada.
No bairro Cavalhada, a água do arroio que dá nome à localidade invadiu as ruas Gramado e Arroio Grande. A Avenida Otto Niemayer, no trecho entre as avenidas Cavalhada e Vicente Monteggia, registrou acúmulo de água na pista, mas a passagem com veículos não chegou a ser impossibilitada. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), no início da noite desta quarta-feira apenas a Rua Gramado seguia com água na pista.
Há também diversos pontos de alagamento na Zona Norte. No começo da manhã, um homem teve de sair pelo teto solar do carro para escapar da água, que se acumulava na Rua Voluntários da Pátria, próximo do cruzamento com a Avenida Sertório.
A EPTC somava 25 ocorrências em razão da chuva no começo da tarde. A maior parte delas, de acordo com o órgão, envolvia semáforos fora de operação por problemas na distribuição de energia elétrica.