A Defesa Civil de Torres, no Litoral Norte, bloqueou o acesso de pedestres a dois pontos turísticos na manhã de terça-feira (7). O caminho da santinha e a ponte de madeira aos pés do Morro das Furnas foram isolados e sinalizados com placas em decorrência da chuva intensa que caiu sobre o município e provocou enchentes em cidades da região na primeira metade desta semana.
Um dos locais bloqueados foi o acesso da Santinha, onde há uma gruta para Nossa Senhora Aparecida. O local recebe constantes visitas de turistas e serve de travessia para a praia da Cal pelo calçadão.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Torres, Eloi do Nascimento, o motivo do bloqueio no local é o risco iminente de deslizamentos de pedras. Ele aponta que há um laudo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente desde 2011 alertando para o problema.
O outro local bloqueado foi o acesso conhecido como a pontezinha aos pés do Morro das Furnas, em que também há um laudo municipal apontando risco de queda de encosta. Os dois pontos foram vistoriados pelos técnicos do município e têm risco grave de acidente.
Segundo o prefeito Carlos Souza, o bloqueio preventivo ocorre da mesma forma que foi realizado o bloqueio dos molhes durante o Carnaval. Ele diz que a liberação será avaliada nos próximos dias.
— Devido às últimas chuvas, tomamos uma decisão preventiva de isolar. São costões rochosos com possibilidade de deslizamentos. O mar estava bastante revolto nos últimos dias e com muitas pessoas indo lá na pontezinha, principalmente pescadores. Isolamos os locais assim como fizemos nos molhes no período de chuva forte no Carnaval. Hoje pela manhã choveu forte. Até sábado há previsão de chuva. Vamos esperar — diz o prefeito.