Temporais provocaram danos em cidades do Rio Grande do Sul no final da tarde desta quinta-feira (26). Os principais problemas foram reportados em São Jerônimo, na Região Carbonífera, e em Taquara, no Vale do Paranhana. Mas também houve relatos em Carazinho, na Região Norte, e Caxias do Sul.
Segundo a Defesa Civil de São Jerônimo, houve queda de diversas árvores, atingindo residências e estabelecimentos comerciais do município. Uma recreação infantil foi quase toda destruída. Não havia ninguém no local. Também há diversos fios caídos pelas ruas. A prefeitura ainda contabiliza os danos para saber quantas casas sofreram destelhamentos e quais famílias necessitam de lonas e demais mantimentos.
— A gente passou a noite levando lona. Então a gente não conseguiu contabilizar muita coisa. É bem complicado porque são várias residências simples que foram destruídas — afirma a coordenadora da Defesa Civil em São Jerônimo, Leni Leal.
Já em Taquara, autoridades se mobilizam para atender a demanda da população. Há relatos de destelhamentos de residências em quase todos os bairros da cidade. Além disso, o município registra falta de energia em diversos pontos.
Segundo secretário de Finanças e Orçamento do município, Douglas Kaiser, que atua também como voluntário na Defesa Civil, afirma que são ao menos cem casas danificadas. Durante a noite, foi feito o trabalho de distribuição de lonas e desobstrução das vias.
— Prioridade agora é fazer esse atendimento, para que no decorrer do dia de amanhã (sexta-feira), a gente possa ter uma melhor visão de todos esses estragos que foram bastante grandes. Fazia muito tempo que a gente não via algo semelhante aqui na cidade — relata Kaiser.
Em Carazinho, no norte do Estado, houve ao menos nove casas destelhadas. Uma delas teve o telhado inteiro derrubado. Uma árvore de grande porte atingiu três residências. Não há informação de feridos.
Em Caxias do Sul, foram reportados alagamentos, queda de fios e árvores e falta de energia elétrica em algumas regiões da cidade. Entre os bairros mais atingidos estão Petrópolis, Jardim América e a região dos Pavilhões da Festa da Uva.