A chuvarada registrada na tarde desta quinta-feira (26) em Caxias do Sul resultou em alagamentos, queda de fios e árvores e falta de energia elétrica em algumas regiões da cidade.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, foram registrados 14 chamados por causa da chuva e do vento forte que atingiu a cidade. As ligações foram todas devido a queda de árvores que precisaram ser cortadas pelas equipes da corporação. Os atendimentos foram em diversos bairros, entre eles, Centro, Cinquentenário, Marechal Floriano, Petrópolis e Jardim América e na região dos Pavilhões da Festa da Uva.
Conforme a Fiscalização de Trânsito, ocorrências foram atendidas nas ruas Matteo Gianella, Quintino Bocaiuva e Luiz Covolan, por queda de fios e árvores na pista. Também houve relatos de alagamento nas proximidades da rodoviária e na Rua Angelo Chiarello, no bairro Pio X.
Sobre a falta de energia elétrica, há informações de clientes sem luz nos bairros Centro e Presidente Vargas. A assessoria da RGE respondeu, por e-mail, que "a forte instabilidade causou danos na rede de energia elétrica, principalmente por galhos e objetos arremessados sobre fios e outros equipamentos, afetando o fornecimento de energia. As equipes da RGE estão totalmente mobilizadas para restabelecer a energia elétrica aos clientes atingidos o mais rápido possível". A empresa não detalhou quais os bairros mais afetados ou o número de clientes atingidos.
Por volta de 16h45min, a chuva não havia chegado em boa parte das cidades da região contatadas pela reportagem. A Defesa Civil emitiu um alerta de chuva forte acompanhada de descargas elétricas, ventos de até 80 Km/h e eventual queda de granizo, pouco antes das 15h. A mensagem é válida por seis horas.