Nas rodas de conversa, não se falava em outra coisa além do calor que se sentia na Capital dos gaúchos nesta quinta-feira (26). A conversa, porém, foi antes da chuva que começou no fim da tarde. Pouco depois das 15h, segundo as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima chegou a 37,7°C, a maior desde janeiro de 2022, quando o termômetro marcou 40,1ºC no dia 16 daquele ano.
A quinta-feira é o segundo dia consecutivo em que a Capital tem recorde de temperaturas elevadas. Na quarta-feira (25), até então o dia mais quente deste ano, o termômetro alcançou 36,9ºC. Conforme o meteorologista Marcelo Schneider, coordenador do 8º Distrito de Meteorologia do Inmet, a expectativa é que o calorão continue:
— Sexta-feira pode chegar a 38°C ou 39°C.
O Rio Grande do Sul passa por uma onda de calor, segundo alerta emitido pelo Inmet na terça-feira (24). O aviso se estende até a noite de sexta-feira (27), com temperaturas cerca de 5ºC acima da média.
O dia quente espantou até o movimento de clientes em uma feira no bairro Jardim Europa, na zona norte de Porto Alegre, nas primeiras horas da tarde. O termômetro da reportagem marcou 38,9°C no bairro, às 15h.
— Estamos num "forno alegre". O que mais está saindo nesta tarde de fruta é pêssego, ameixa, melancia. E também água de coco. O pessoal está procurando fugir do calor — observa o feirante e presidente da Associação das Feiras Modelo, Jorge Gomes.
A sexta-feira ainda será de temperaturas altas no Estado, e a máxima pode passar dos 40ºC, quando a onda de calor chega ao pico. O tempo ficará firme, com sol entre nuvens, na região metropolitana de Porto Alegre, nas Missões, no Litoral Norte, no Noroeste e no Norte. Nas demais áreas, há previsão para pancadas isoladas de chuva, podendo ser de forte intensidade a partir da tarde.
No sábado (28), a instabilidade avança por todo o Estado. A chuva deve ocorrer em forma de pancadas moderadas, acompanhada de rajadas de vento que podem ultrapassar os 50 km/h. As temperaturas começam a diminuir, mas não de forma brusca