Quem precisa falar com o serviço de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio Grande do Sul (Procon) e encontra dificuldades não está sozinho. Após reclamações de que o atendimento telefônico não estava funcionando, o órgão divulgou que a alta demanda pode dificultar o contato, mas que todos os sistemas de comunicação estão ativos.
Segundo dados do Procon/RS, entre os dias 22 de agosto e 22 de setembro de 2022, foram 4.520 ligações. Destas, 556 foram atendidas. As demais entraram no sistema do órgão como falha, o que significa que não completaram ou que caíram durante o atendimento. Antes, entre os dias 25 de julho e 19 de agosto, o Procon/RS recebeu 4.313 ligações, sendo 557 atendidas.
A reportagem de GZH também tentou contato pelo telefone de atendimento ao consumidor. Na nona tentativa a reportagem conseguiu falar com o Procon/RS, quando a ligação foi atendida.
Segundo o Procon, está em planejamento para o próximo ano a implementação de uma central telefônica que possibilite o aumento nos atendimentos.
Além do telefone, também há o serviço pelo WhatsApp. Segundo o diretor executivo do Procon/RS, Rainer Grigolo, ambos são utilizados apenas para esclarecer dúvidas de consumidores e não para formalizar qualquer queixas.
— Cabe ressaltar que o registro de reclamações é realizado das seguintes formas: atendimento presencial e atendimento digital pelo site do Procon/RS. Além disso, residentes de municípios em que há Procon municipal devem registrar suas reclamações no próprio Procon municipal — explica Grigolo.
Para realizar atendimento presencial, o órgão orienta que consumidores façam o agendamento de forma online. Outra possibilidade é realizar a denúncia a partir do próprio site do órgão, preenchendo o formulário e encaminhando os documentos necessários.
Posicionamento
O Procon/RS emitiu uma nota sobre a alta demanda e sobre as melhorias que devem ser implementadas para o próximo ano. Confirma na íntegra:
"O PROCON RS recebe um alto número de demandas. Por exemplo, entre os dias 22 de agosto e 22 de setembro de 2022, foram 4.520 ligações. Todas as ligações completadas e que ocorrem dentro do horário aberto ao público do PROCON RS (das 10h às 16h, em dias úteis) são atendidas pela equipe, durando o tempo que for necessário para orientar o consumidor. É importante destacar que o PROCON RS não registra demandas por telefone. Este serviço é dedicado apenas para tirar dúvidas e informar consumidores. Os atendimentos são sempre realizados pelo site do PROCON RS, pelo portal PROCON RS Digital – apenas fornecedores cadastrados – ou presencialmente, mediante agendamento. Ainda, destacamos que muitos chamados são de consumidores amparados por procons municipais e por isso são orientados pelos atendentes a procurarem o serviço local. Esta informação também consta em nosso site e é sempre divulgada à imprensa. Existem também situações em que as ligações ocorrem fora do horário de atendimento do PROCON RS e ligações que falham ou não são completadas. Já está em planejamento para o próximo ano a implementação de uma central telefônica que possibilite o atendimento de mais demandas e que evite que ligações falhadas tirem a oportunidade de outras pessoas, aprimorando o serviço prestado à população."