Autoridades e entidades gaúchas lamentam, nesta manhã de sexta-feira (27), o falecimento do jornalista e escritor David Coimbra, aos 60 anos. Coimbra lutava há nove anos contra o câncer.
O governador do Estado, Ranolfo Vieira Junior, destacou o legado do jornalista e agradeceu pelas "palavras cotidianas".
Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo também lamentou a perda de David Coimbra e o classificou como "pensador de extremo talento que lutou bravamente pela vida".
A Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), onde Coimbra cursou Jornalismo, registrou a tristeza pela morte do escritor.
Quem também manifestou solidariedade a familiares e amigos de David Coimbra pelo falecimento foi o presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Valdeci Oliveira (PT). "Que seu grande legado no jornalismo e na literatura inspire o caminho de muitos outros profissionais da comunicação", declarou Oliveira.
Grêmio e Internacional usaram suas redes sociais para lamentar a perda do jornalista e destacar sua relevância para o Estado. O Tricolor citou Coimbra como "um dos grandes da Comunicação gaúcha". Para o Colorado, o colunista de Zero Hora e GZH foi "um profissional que soube expressar com maestria sua paixão pelo futebol e pela cultura".
O ex-governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), afirmou, também pelo Twitter, que recebeu "com muita tristeza" a notícia do falecimento, que, segundo ele, deixa "grande lacuna no jornalismo e na literatura brasileira".
Em sua página oficial na rede social Facebook, o senador Lasier Martins (Podemos) descreveu David Coimbra como "estudioso compenetrado, por isso muito culto, estilo pessoal simples, mas muito perspicaz em tudo que observava e interpretava".
Senador pelo RS, Luís Carlos Heinze (PP) publicou nota de pesar.
O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, foi outro a prestar condolências a familiares e amigos de David.
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) expressou condolências pela falecimento de David Coimbra. Em nota assinada pela presidência, a instituição diz que o jornalismo gaúcho e brasileiro estão de luto pelo profissional que honrou a categoria.
"A capacidade prodigiosa de criar metáforas para explicar sua visão da vida real tornaram suas crônicas leituras indispensáveis. Valente, com a mesma coragem de sustentar posições fortes e definidas, enfrentou a doença que o acometia há anos. Como uma de suas músicas preferidas, 'The long and winding road', pavimentou uma longa estrada de livros, textos, colunas crônicas e áudios, perpassada por fino humor e inteligência, sendo um dos exponentes da mídia. Ficamos com o legado de suas palavras, que continuarão ecoando na memória do povo rio-grandense. Nossa solidariedade aos familiares, amigos e colegas do Grupo RBS por esta perda irreparável", afirmou o TJ-RS, em texto assinado pela presidente Iris Helena Medeiros Nogueira e pelo 2º vice-presidente, Antonio Vinicius Amaro da Silveira.
Também a Justiça Militar do Estado manifestou pesar pelo falecimento.