O agendamento para emissão da carteira de identidade continua com problemas em Porto Alegre. Para tentar ampliar os atendimentos, os horários voltarão a ser disponibilizados de 15 em 15 minutos através do site do Instituto-Geral de Perícias (IGP) a partir da próxima segunda-feira (1º). Atualmente, são feitos atendimentos de 20 em 20 minutos para aumentar o tempo entre a coleta de digitais e a higienização de mesas e equipamentos.
No entanto, não há garantia de solução para as dificuldades de obtenção de horário na página do IGP. A orientação é buscar agenda nas primeiras horas do dia. Na tarde desta terça-feira (25), na aba "agendamento de carteiras de identidade", não havia nenhuma data disponível. As reclamações estão mais restritas a Porto Alegre.
O próprio IGP reconhece a dificuldade na obtenção de horário para emissão do RG na Capital há meses. Com a chegada da variante Ômicron da covid-19 e o período de verão, quando tradicionalmente mais pessoas aproveitam para fazer a renovação de documentos, a situação piorou. Entre 42 servidores que atuam na Central de Identificação, localizada na Avenida Azenha, nove estavam afastados nesta terça.
Problema adicional é o grande número de pessoas que agendam, mas não comparecem ao local no dia e hora marcados. O IGP envia um lembrete via SMS 48 horas antes da data de atendimento, mas a abstenção segue elevada, em torno de 30% dos 1.100 horários disponibilizados diariamente.
— Toda e qualquer vaga que for disponibilizada por desistência dos cidadãos entrará para o agendamento, mas precisamos que as pessoas sejam conscientes e cancelam quando souberem que não vão comparecer — pede a diretora do Departamento de Identificação do IGP, Katia Reolon Bitencourt.
O IGP não informa quantas pessoas estão esperando atendimento para confecção de primeira e segunda via da carteira de identidade e qual é o tempo normal de espera na Capital.
Casos urgentes
De acordo com o IGP, casos comprovadamente urgentes, como encaminhamento de documentação para empregos, retirada de medicamentos, viagens agendadas, financiamento imobiliário ou retirada de auxílio emergencial podem solicitar o agendamento pelo Fale Conosco do site do IGP ou pelo telefone (51) 3288-5150 (opção 2). Porém, é necessário apresentar documentos que comprovem a urgência.
Além do contato telefônico, o Instituto liberou nesta semana o contato pelo e-mail dic-di@igp.rs.gov.br.
— Solicitamos que os contatos sejam de urgência neste e-mail. Estamos respondendo a todos no prazo máximo de dois dias — complementa a diretora.