As reclamações em relação a dificuldades para agendar horário para a emissão da carteira de identidade persistem em Porto Alegre. Por isso, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) promete algumas mudanças no sistema de agendamento na Central de Identificação, localizada na Avenida Azenha. Nos serviços Tudo Fácil das zonas Norte e Sul, não haverá modificações, no momento.
Na Central, as agendas para atendimento serão oferecidas a cada cinco dias úteis a partir desta sexta-feira (14). Até o momento, as agendas previam o prazo de três meses. Nesta quarta-feira (12), na aba "agendamento de carteiras de identidade" do site do IGP, não havia nenhuma data disponível, mas o problema já era observado na última semana.
O aumento de casos positivos entre os servidores do instituto é uma das causas para as dificuldades das pessoas que tentam solicitar o agendamento. A cada funcionário positivado para o coronavírus, pelo menos dois são afastados, já que duplas atendem nas estações de coleta de dados, pondera a diretora do Departamento de Identificação do IGP, Katia Reolon Bitencourt.
— Estamos com muitos profissionais afastados em função da Ômicron. Este é o maior problema para não estarmos ofertando mais horários.
Na Capital, o Departamento de Identificação permanecerá aberto, mas a oferta de datas e horários será avaliada conforme a disponibilidade de funcionários. No interior do Estado, haverá avaliação individual de casos pontuais.
Outro problema é o grande número de pessoas que agendam, mas não comparecem ao local no dia e hora marcados. O IGP envia um lembrete via SMS 48 horas antes da data de atendimento, mas a abstenção segue elevada, em torno de 30%.
Longa espera
Enquanto alguns solicitantes não comparecem, outros não conseguem agendamento. Após ser assaltado na manhã do dia 18 do mês passado no Parque da Redenção, o comerciante Elisandro Gabriel Rocha Alves tenta garantir um horário para solicitar a emissão da segunda via do documento.
— É impossível agendar no site a confecção da segunda via, e isso tem me prejudicado. Também tento ligar para o Centro de Identificação, em vão. Quando a ligação cai no ramal para carteira de identidade, desligam o telefone — disse.
De acordo com o IGP, casos comprovadamente urgentes, como encaminhamento para empregos, retirada de medicamentos, viagens agendadas com urgência, financiamento imobiliário ou retirada de auxílio emergencial podem solicitar o agendamento pelo Fale Conosco do site do IGP ou pelo telefone (51) 3288-5150 (opção 2). Porém, é necessário apresentar documentos que comprovem a urgência.