O Instituto-Geral de Perícias (IGP), por meio do Departamento de Identificação (DI), informou que o agendamento da emissão da carteira de identidade em Porto Alegre pode demorar pelo menos um mês. Entre os motivos alegados pelo órgão estão o fechamento de três postos de atendimento do Tudo Fácil e a desistência de até 50% dos agendamentos realizados pelo site.
Devido ao risco de contaminação pelo coronavírus, a diretora do DI, Kátia Bittencourt, diz que, no momento, só pode fazer uma nova carteira de identidade quem agendar o atendimento pelo site. No entanto, se antes eram atendidos cerca de 700 usuários por dia —´com picos de 900 — e em quatro pontos na cidade, atualmente o serviço comporta 400 atendimentos diários, por causa da redução dos locais.
Como os postos do Tudo Fácil no Centro e nas zonas Norte e Sul estão fechados, apenas se consegue fazer o documento na sede do DI, no bairro Azenha. E mesmo assim é necessário agendamento prévio.
Kátia destaca que o tempo de espera poderia ser menor a um mês, já que há casos de agendamentos nesta semana que ficaram com datas marcadas só para março. Segundo ela, as desistências também são fatores para deixar o prazo ainda maior.
— Peço que as pessoas não faltem, mas, se por algum motivo precisarem desmarcar um atendimento agendado, que façam isso. É fácil, é simples, é rápido e tudo pelo site. Podem ligar também. Quem deixou de comparecer tirou o lugar de alguém que precisou do documento de forma urgente. Às vezes, ficam espaços vagos de até 150 pessoas que não compareceram — explica.
O IGP confirma que as desistências são de até 50% em alguns dias, mas a média tem sido de 25% a 30%. Se um agendamento não é desmarcado e a pessoa não comparece, os servidores ficam à espera do horário de outro usuário que marcou atendimento.
Maior demanda no verão
Outros fatores que influenciam na demora para agendamento da carteira de identidade são a necessidade de se ter um espaçamento maior entre um atendimento e outro para evitar contaminação pelo coronavírus, já que todo o local tem de ser higienizado após uma pessoa comparecer ao DI no bairro Azenha.
Outro problema na demora da emissão é histórico, ou seja, sempre se regista no verão aumento na demanda devido a viagens ou pessoas em férias, que aproveitam o tempo para renovar o documento.
Link para agendamento - igp.rs.gov.br
Reabertura do Tudo Fácil
Segundo a coordenadora do Tudo Fácil, Carla Viera, não há previsão para que os locais de atendimento voltem a funcionar de forma presencial. De acordo com ela, eram5 mil atendimentos por dia antes da pandemia, e os pontos foram fechados justamente para evitar aglomerações.
Os atendimentos seguem sendo feitos por um chat online no portal rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3288-9364. O prazo de atendimento segue como o previsto no ano passado, que é de três dias.