O serviço de emissão de carteiras de identidade foi ampliado pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) em Porto Alegre. A medida permite que o documento seja solicitado em regime de urgência por quem precisa de atendimento rápido em agências bancárias, inscrição em concursos públicos ou busca por vagas de emprego.
O atendimento do IGP também teve a capacidade ampliada. A equipe de trabalho passa a realizar até 240 encaminhamentos por dia. A fim de evitar aglomerações e formação de filas, o serviço por ordem de chegada está suspenso desde o começo da pandemia. Para solicitar atendimento, é necessária a realização de agendamento prévio.
O encaminhamento de carteiras de identidades em Porto Alegre está concentrado no Departamento de Identificação do IGP, na Avenida Azenha, 255. Em agosto, o Instituto recebeu 12.684 contatos e realizou 4.080 agendamentos.
Os serviços online também foram ampliados. Pessoas que tiveram o documento de identidade roubado poderão solicitar a isenção da taxa de R$ 71 pelo site da instituição. Entre os requisitos necessários para realizar o pedido, é necessário ter o registro da ocorrência de roubo e preencher o formulário de encaminhamento da segunda via do documento. A retirada pode ser feita em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Osório, Gramado ou Venâncio Aires.