Fechadas há mais de seis meses, as unidades do Tudo Fácil seguem sem previsão de reabertura em Porto Alegre. As agências localizadas na Zona Sul, no Centro e na Zona Norte continuam sem atendimento presencial, mas os serviços estão disponíveis pelo telefone (51) 3288-9364 ou site rs.gov.br. O prazo para atendimento das demandas é de até três dias.
A justificativa é que a circulação de pessoas nesses locais é muito grande.
— Realizávamos 5 mil atendimentos por dia antes da pandemia nas três unidades de Porto Alegre. Neste momento, optamos por permanecer com os serviços através do telefone e pelo site, dando assim todo o suporte à população — diz a coordenadora-geral da rede Tudo Fácil, Carla Vieira.
Carteira de identidade
O serviço de emissão de carteiras de identidade ocorre no Instituto-Geral de Perícias (IGP) em Porto Alegre. O documento pode ser solicitado em regime de urgência para atendimento em agências bancárias, inscrição em concursos públicos ou busca por vagas de emprego.
Pessoas que tiveram o documento de identidade roubado poderão solicitar a isenção da taxa de R$ 71 pelo site da instituição. Entre os requisitos necessários para realizar o pedido, é necessário ter o registro da ocorrência de roubo e preencher o formulário de encaminhamento da segunda via do documento.
O atendimento é realizado no Posto de Identificação Azenha (Avenida Azenha, 255) através de agendamento pelo telefone (51) 3223-6122 e WhatsApp (51) 98417-8646 (apenas por mensagem). No Interior, a orientação é procurar os postos de identificação do IGP. Os endereços podem ser encontrados neste link.
Carteira de Trabalho
O trabalhador não precisa mais da carteira de trabalho física para ser contratado. Desde 13 de dezembro de 2019, a emissão é feita somente por meio digital. Para acessar, a orientação é baixar o aplicativo na loja virtual do smartphone ou acessar o seguinte site.
Detran
Os atendimentos do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) acontecem pelo telefone 0800-905-5555, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, ou pelo chat online no site do departamento. Em março, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou a interrupção dos prazos devido à pandemia, com o objetivo de garantir o direito de ampla defesa por parte do motorista autuado. Estão interrompidos os prazos para apresentação do condutor infrator, apresentação de defesa e recursos de multa e processos de suspensão e cassação do direito de dirigir.