O resultado das eleições da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OAB-RS) devem ser divulgados ainda nesta segunda-feira (22), em até 10 minutos depois de iniciada a apuração. A entidade está utilizando uma plataforma digital para a votação. A presidente da Comissão Eleitoral da OAB-RS, Elaine Harzhein Macedo, ao Gaúcha Atualidade, na Rádio Gaúcha, afastou risco de algum problema no pleito.
— A empresa contratada tem experiencia no mercado. Foi contratada no Estado do Maranhão, onde já aconteceu a eleição, e também no Distrito Federal, que ocorreu ontem (domingo). É todo um sistema de coleta de votos e apuração. Nenhum deles deu qualquer problema na captação de votos e apuração — disse a presidente da Comissão Eleitoral.
As chapas lideradas por Paulo Torelly (oposição) e Leonardo Lamachia (situação) não devem enfrentar as incertezas que os candidatos das prévias do PSDB sentiram no último domingo. O sistema usado pelo partido, produzido pela Faurgs, sofreu quedas e alguns votantes não conseguiram sequer fazer o cadastro.
Os membros da ordem podem votar desde às 8h até às 18h.
— (O eleitor) poderá fazer (o voto) em seu próprio equipamento, como o computador e o celular. Ali, haverá duas opções: identificação através de certificado digital, e aqueles que não tem certificado digital, requer um código encaminhado por e-mail — disse. — Há computadores disponíveis exclusivamente para o voto, como se fossem "mesas eleitorais". O conceito de urna eletrônica desaparece totalmente nesta eleição — frisa Elaine, dizendo que a votação é "muito rápida", durando apenas 9 segundos.
Além da presidência do órgão, serão preenchidos cargos do conselho seccional e da diretoria, de conselheiros federais, da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS) e diretorias das 106 subseções ou conselhos subseccionais.
— Convoco todos os advogados e advogadas para participarem desta votação, pois serve de exemplo e incentivo para a democracia — conclui.