As forças de segurança do Estado flagraram duas festas na madrugada deste sábado (16) em cidades do norte e nordeste do Rio Grande do Sul. Em Porto Xavier, a Brigada Militar interrompeu um evento realizado em um galpão e autuou o proprietário. Já em Passo Fundo, uma operação integrada vistoriou bares e praças públicas, dispersando cerca de 200 pessoas em um dos locais.
Em Porto Xavier, no noroeste gaúcho, policiais militares foram acionados devido à realização de uma festa particular e clandestina. Um morador do município convidou diversas pessoas pelo WhatsApp para o evento a partir da noite de sexta-feira. Quando os PMs chegaram no galpão, vários integrantes fugiram em direção a um matagal, por isso não foi possível contabilizar o número de frequentadores. O responsável pela aglomeração foi autuado e conduzido para Delegacia de Polícia. Além dele, também foi conduzindo um adolescente que estava ingerindo bebida alcoólica. Os policiais localizaram munição de espingardas no local.
Em Passo Fundo, no norte do Estado, uma operação coibiu aglomerações durante o período de distanciamento social. As ações ocorreram em dezenas de estabelecimentos comerciais e em pelo menos cinco locais públicos. Em uma das praças, que tem o nome de Capitão Jovino, 200 pessoas foram dispersadas. Foi realizado um termo circunstanciado pela perturbação do sossego público — ocorrência que envolve delito de menor poder ofensivo, efetuado o recolhimento de três veículos, preenchidos 23 autos de infrações de trânsito e fiscalizados em torno de 95 automóveis.