Em uma ação entre a noite de sexta-feira (15) e a madrugada deste sábado (16), Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal de Estância Velha realizaram mais uma edição da operação para coibir aglomerações na cidade. Durante quatro horas, 233 pessoas foram abordadas e quatro foram detidas — duas por desacato e resistência à abordagem e outras duas por posse de entorpecentes.
Os detidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia da cidade para registro das ocorrências. A chamada Operação Estância Integrada III iniciou às 22h de sexta-feira e terminou logo depois das 2h deste sábado. Dezoito agentes participaram da ação que tem o objetivo de garantir a segurança e também evitar contaminação pelo coronavírus.
Em um primeiro momento, as ações se concentraram em dois bares no bairro Rincão dos Ilhéus, com cerca de 40 pessoas. Durante as abordagens, elas são revistadas, identificadas e a aglomeração é dispersada.
A segunda parte da operação ocorreu na Praça 1º de Maio, na área central do município do Vale do Sinos. No local, outras 130 pessoas foram abordadas e dispersadas.
A última etapa da ação ocorreu no bairro Campo Grande. Em um bar, dois homens foram presos por desacato. As prisões foram realizadas pelo delegado Rafael Sauthier, que acompanhava o trabalho integrado das forças de segurança. Logo depois, em uma residência no mesmo bairro, onde havia festa com 48 pessoas, duas delas foram detidas por posse de drogas e o restante foi dispersado.
O capitão Fábio Lima da Silveira, da 4ª Companhia do 32º Batalhão da BM, informou que as ações irão continuar enquanto a população não respeitar os decretos sobre distanciamento social. O secretário de Administração e Segurança de Estância Velha, José Dresch, também participou da ação integrada.
— Quando se realiza uma operação dessas, quem ganha é a comunidade — destacou.