Uma ação da Polícia Civil, Brigada Militar (BM) e Guarda Municipal foi realizada entre a noite de sexta-feira (27) e a madrugada deste sábado (28) em Estância Velha, no Vale do Sinos. Além do objetivo de retirar drogas e possíveis armas de suspeitos, a chamada Operação Integrada — 2ª edição também teve como meta evitar possíveis contaminações pelo coronavírus ao dispersar pessoas em aglomerações na área central da cidade. Mais de 300 pessoas foram abordadas, seis foram detidas.
Segundo o delegado Rafael Sauthier, um dos responsáveis pela ação conjunta, participaram da ação 28 agentes, que contaram com o apoio de cães farejadores. Pessoas em bares e lancherias foram abordadas, mas a maior parte se encontrava em uma grande aglomeração em um espaço aberto no Centro. Apesar de não ser um local fechado, Sauthier diz que todas estavam muito próximas, contrariando as normas do distanciamento social - ainda mais em uma semana em que, pela primeira vez, o Estado tem todas as regiões com bandeira vermelha durante a pandemia. As pessoas foram dispersadas, mas cinco delas foram detidas.
Sauthier ressalta que três homens foram presos, um por tráfico de drogas e dois foram detidos para averiguação por estarem portando entorpecentes. Com o primeiro, foram apreendidos dinheiro, além de pequenas porções de cocaína e maconha embaladas para a venda. Em relação aos adolescentes, dois foram apreendidos por posse de drogas e um por estar portando uma arma. Em Novo Hamburgo, durante esta semana e principalmente na noite de sexta-feira, uma força-tarefa entre autoridades da segurança pública tem percorrido várias áreas da cidade para evitar aglomerações. Segundo a BM, de um total de oito estabelecimentos comerciais vistoriados, dois foram fechados.