É com preocupação que as autoridades observam a chegada massiva de turistas para passar a virada de ano no Litoral Norte. Para coibir aglomerações, as prefeituras têm trabalhado em parceria com órgãos de segurança pública.
Em Capão da Canoa, casas de show estão fechadas e pubs só podem abrir com capacidade limitada e com pista de dança fechada. O empresário que descumprir a orientação pode ser multado em até R$ 10 mil.
O Secretário de Turismo do município, Everson Michel, afirma que a restrição não está limitada apenas às festas fechadas. Quem ligar som em alto volume e promover aglomeração na orla também poderá ter o equipamento de áudio recolhido. A mesma orientação vale para qualquer outro ponto da cidade.
— Nos últimos dias, tivemos duas situações de recolhimento de equipamento de som. E é bom lembrar que a multa estabelecida no decreto para quem promove aglomerações é tanto para pessoas jurídicas como físicas. A intenção não é multar, mas se o diálogo não funcionar, vamos mudar de atitude — afirma Michel.
O secretário considera o cenário preocupante, pois muitos turistas podem se contaminar com o coronavírus e espalhar a doença para suas cidades. Além disso, ele afirma que a capacidade hospitalar do Litoral Norte já está com 97% de ocupação.
— É um dado preocupante. Quando as pessoas dizem que a taxa de ocupação melhorou, não é uma boa notícia. Isso porque ultimamente a taxa só diminui quando morre alguém — lamenta Everson.
Em Torres, o prefeito Carlos Souza afirma que triplicou o número de fiscais que trabalham contra as aglomerações:
— A recomendação do poder público é de que as pessoas se reúnam entre seus núcleos familiares. Colocamos placas na cidade e nossos fiscais trabalham no sentido de orientar os turistas e a população.
Souza também explica que a prefeitura trabalha em parceria com órgãos de segurança pública para coibir excessos:
— Onde percebermos excesso, vamos agir no sentido de coibir, terminar, mandar as pessoas para casa. Temos orientação para coibir qualquer tipo de festa na beira-mar ou em outro ponto da cidade.