Mais duas cidades decretaram situação de emergência em razão da chuva que atingiu o Rio Grande do Sul nos últimos dias, causando cheia de rios e inundações. Conforme o balanço da Defesa Civil Estadual divulgado na manhã desta terça-feira (14), São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, emitiu decreto por inundação, e Bom Retiro do Sul, no Vale do Taquari, por enxurrada.
Essas cidades se juntam a outras cinco que já haviam decretado emergência, todas por inundação. Uma delas é Roca Sales, no Vale do Taquari, onde 1.045 pessoas seguem fora de casa. As outras são Arroio do Meio, na mesma região; São Jerônimo, na Região Carbonífera; Montenegro, no Vale do Caí; e Eldorado do Sul, na Região Metropolitana.
O balanço da Defesa Civil aponta pouca mudança no número de pessoas fora de casa: são 3.865 na manhã desta terça. Na tarde de segunda-feira, eram 3.897. Isso significa que, no total, 32 pessoas puderam retornar para casa.
São Sebastião do Caí é uma das cidades onde o regresso foi possível: o número de pessoas removidas baixou de 160 para 136. Em Entre-Ijuís, nas Missões, as oito pessoas que estavam desalojadas já retornaram.
No total, 2.603 ainda estão desalojados e foram levados para casas de familiares e de amigos. Outros 1.262 são considerados desabrigados e são acolhidos em abrigos municipais, como ginásios e escolas.
Chama a atenção a situação de Lajeado, onde 720 moradores estão fora de casa. A cidade já havia sido uma das mais afetadas na última semana, e mais pessoas precisaram ser removidas na madrugada da última segunda-feira (13) devido à cheia do Rio Taquari.
Duas mortes foram registradas desde a última semana, quando o Estado foi atingido por um ciclone extratropical: um homem morreu vítima de deslizamento em Caxias do Sul, e outro após ter o veículo arrastado pela enchente no Vale do Taquari.
Com o tempo firme registrado desde segunda-feira no Rio Grande do Sul, o nível dos principais rios afetados por cheias e inundações segue baixando nesta terça. Em alguns pontos, eles estão estáveis e devem começar a baixar. Agora, as atenções se voltam para o Delta do Jacuí e para o Guaíba, na Região Metropolitana. O boletim completo, com as medições feitas em cada estação, pode ser conferido neste link.