O momento é de exceção, mas os fiéis seguidores do religioso João Batista Réus decidiram sair de casa em caminhada até o santuário onde são mantidos os restos mortais do padre alemão. O local não abrirá desta sexta-feira santa (10) até o domingo de Páscoa, para evitar aglomerações dentro do templo. A medida foi tomada pela diocese de Novo Hamburgo e divulgada pela prefeitura de São Leopoldo.
Nem a chuva que atingiu Porto Alegre e a Região Metropolitana na madrugada espantou o mecânico Felipe Carvalho, 47 anos, que permaneceu na calçada em frente à entrada da igreja das 4h as 8h. Emocionado, ele se manteve agarrado às grades que separam a escadaria da rua.
- Tive um acidente de carro há três meses e vim agradecer por não ter tido nenhum arranhão - relembra.
Sem as aglomerações de outros anos, alguns pedestres podiam ser vistos a caminho do santuário nas ruas do bairro que homenageia o santo padre. Na BR-116, também houve caminhada.
O veículo de Carvalho, um Santana 1997, teve perda total após ser atingido por um caminhão, segundo o mecânico.
Logo no amanhecer, grupos foram vistos sentados de pés descalços, com meias e tênis deixados de lado, sinal de terem enfrentado quilômetros de peregrinação. A diarista Natália Dattein, 23 anos, saiu de casa às 5h, e chegou ao santuário duas horas depois.
- Pedi que a vida se endireite, que passe essa crise e a gente possa seguir - explica.
O pedido da moradora de Novo Hamburgo se repete: o fim da pandemia de coronavírus foi o desejo mais repetido por quem, com fé, crê na volta à normalidade com a erradicação da covid-19.
Também tradicional ritual católico, a bênção dos ramos ocorreu, simbolicamente, sem a presença de qualquer padre da diocese. Os galhos levados por Ciro Jair Squizanni, 52 anos, foram pendurados no gradil, rotina do aposentado há mais de uma década.
- Não vou deixar nunca de fazer. A gente sabia que estava fechado, mas viemos da mesma forma - explicou.
Sua esposa, Clarisse Markoski, 37, pediu a Deus que o vírus que assusta o mundo se mantenha distante.
- Agradecer e pedir para continuarmos com saúde.
Mesmo com o fechamento do local, as celebrações não deixarão de ser realizadas. Na Sexta-feira Santa, às 15h, os religiosos poderão acompanhar a cerimônia por meio de transmissões ao vivo pelo Facebook, na página da entidade.