Ponto de encontro tradicional de milhares de fiéis ao longo da Semana Santa, o Santuário Padre Reus estará com as portas fechadas durante o período para evitar aglomerações e, assim, a proliferação do novo coronavírus. O espaço, localizado em São Leopoldo, no Vale do Sinos, estará fechado nos dias 10, Sexta-feira Santa, 11 e 12 de abril, datas em que ocorrem as celebrações pascais.
A decisão foi tomada pela diocese de Novo Hamburgo e divulgada pela prefeitura de São Leopoldo. A medida tem por objetivo manter o distanciamento social diante da pandemia de coronavírus, seguindo orientações do Ministério da Saúde.
Mesmo com o fechamento do local, as celebrações não deixarão de ser realizadas. Na Sexta-feira Santa, às 15h, os religiosos poderão acompanhar a cerimônia por meio de transmissões ao vivo pelo Facebook, na página da entidade.
O santuário, que recebe milhares de fiéis de diferentes localidades todos os anos durante a Semana Santa, pede que "nesse momento a população fique em casa".
Em comunicado oficial no dia 31 de março, o bispo diocesano, dom Zeno Hastenteufel, afirmou que a medida ocorre diante da "delicada e preocupante situação sanitária que coloca em risco" a vida da população:
— Com o coração de pastor ferido, uno-me ao que prudentemente nos orienta a Santa Mãe Igreja e comunico que continuaremos de quarentena e em isolamento social por tempo indeterminado até nova ordem ou orientação diocesana — afirmou o bispo.