Com a estiagem que atinge desde o começo do ano a região sul do Estado, a barragem Santa Barbara, considerado principal manancial de Pelotas, tem a cada dia o seu nível considerado mais baixo. A medição atual mostra que situação é grave: cerca de 2m80cm abaixo do nível ideal. Por conta disso, nos últimos dias está sendo verificado uma queda na qualidade da água bruta o que está dificultado o tratamento na Estação.
A principal consequência foi a coloração na água que foi sentida por moradores de diversos bairros de Pelotas nesta semana. Equipes do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) trabalham no ponto de captação de água bruta da Barragem, e concluíram nesta semana a abertura de um canal, que vai escoar a água de pontos de maior profundidade até a área onde é feita a captação. As ações visam dar sequência à captação, mesmo no período de forte estiagem.
No começo de março, a prefeitura de Pelotas anunciou um decreto de restrição do uso da água na cidade. O texto, que ainda está válido, proíbe a utilização de água para lavar carros ou regar gramados e jardins. O Sanep pode, inclusive, cortar o fornecimento de quem for constatado cometendo alguma irregularidade.