Os caminhões da coleta seletiva de lixo de Pelotas vão emitir mensagens, a partir desta segunda-feira (23), pedindo que a população evite sair de casa no período de prevenção à pandemia causada pelo coronavírus. O aviso é uma das medidas adotadas pela prefeitura da cidade.
Além dela, o transporte coletivo urbano e rural também terá mudanças. A redução nos horários é uma maneira de contribuir com a menor circulação de pessoas nas ruas. Os ônibus da zona rural e urbana circularão das 6h às 20h.
Na sexta-feira (20), a prefeita Paula Mascarenhas decretou situação de emergência em Pelotas. A principal medida corresponde à proibição do funcionamento do comércio no município. A determinação não inclui farmácias, mercados, restaurantes, bancos, postos de combustíveis e supermercados.
No final de semana, operações integradas com Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros e órgãos municipais realizaram fiscalização em locais noturnos que tivessem risco de aglomeração de pessoas. No decreto anunciado na sexta-feira também estão proibidos shows, festas e atividades em teatros, cinemas, centros religiosos, clubes sociais, salões de eventos, bares e casas noturnas.