A Barragem Santa Bárbara, responsável por 80% da água de Pelotas, está 2,92 metros abaixo do nível ideal, conforme marcação diária realizada na segunda-feira (30). A estiagem e o calor dos últimos dias contribuíram para a piora no nível, assim como o maior número de pessoas em casas por conta do isolamento social — o que também fez aumentar o consumo no município.
As equipes do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) tiveram de parar temporariamente o sistema de bombeamento na barragem, no fim de semana, para recuperar os níveis dos reservatórios e tanques da Estação de Tratamento, que não estavam respondendo à demanda. Com isso, alguns bairros ficaram sem água.
Nesta semana, o abastecimento já foi restabelecido normalmente nas regiões que haviam sido afetadas.
Para tentar amenizar a situação, está em vigor na cidade um decreto que restringe o uso da água, proibindo a lavagem de carros, calçadas, regar plantas e molhar pátios. Equipes de plantão fiscalizam as denúncias de desperdício. Se constatado, o morador é notificado e, havendo reincidência, poderá ter o abastecimento suspenso.