Os 32 blindados comprados pelo Exército estão chegando aos poucos em Santa Maria, na Região Central, onde serão testados e oficialmente recebidos pelo governo brasileiro. A previsão é de que a solenidade ocorra em 26 de novembro.
Os obuseiros autopropulsados M109 A5+ BR, nome oficial destes veículos de guerra, foram construídos na década de 1990 nos Estados Unidos e modernizados recentemente conforme exigências do Exército brasileiro. Foram adquiridos por 59,7 milhões de dólares — valor que inclui implantação de novos equipamentos internos, assistência técnica, cursos a militares e manutenção.
— O ganho de modernidade é muito grande, tanto operacional quanto na técnica de tiro. O blindado tem um sistema computadorizado que, automaticamente, processa o alvo e, em 30 segundos, dispara. O tubo da versão anterior é movimentado a manivela. Leva dois minutos para atirar — explica o diretor do Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar, André Monteiro Gusmão
Em combate, esses veículos ficam posicionados na retaguarda disparando granadas na tropa inimiga. Por dentro, têm rádios, munições e telas de computador. Dezesseis deles vão para Curitiba (PR) e 16 permanecerão em Santa Maria.
Os 59,7 milhões de dólares incluem
- 32 blindados
- Modernização e manutenção dos veículos
- Assistência técnica durante o recebimento
- Assistência técnica da empresa durante 1 ano com funcionário residente
- Cursos de operação e de manutenção nos EUA e no Brasil
- Manuais técnicos impressos e em mídia digital
- Garantia por 1 ano
- Suporte técnico do governo dos EUA