O Exército Brasileiro modernizou uma nova leva de Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) M113. Passaram pelo processo 386 veículos, que receberam modificação, por exemplo, no sistema de comunicações. Conforme o Exército, agora, as viaturas são compatíveis com equipamentos utilizados por diversas Forças Armadas no mundo.
Nas redes sociais, o Ministério da Defesa parabenizou o Exército por ampliar seu "poder de combate" com o "blindado mais utilizado no mundo".
No total, 386 viaturas receberam melhorias: o primeiro lote, com 150 veículos, foi entregue em 2016; outros 236 foram entregues neste mês.
Conforme o Exército, o projeto de modernização das VBTP é fruto de um acordo entre o governo brasileiro e o dos Estados Unidos, e consistiu na aplicação de "kits de modernização adquiridos no Exterior". As modificações foram feitas pelo Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5), em Curitiba (PR).
Entre as melhorias, foram instalados equipamentos de Comando e Controle, padronizados para o uso em operações militares, que possui "capacidade de recebimento e transmissão de voz e dados, além de segurança criptográfica".
Os veículos receberam reforço na suspensão, além de alterações "que permitem suportar a potência adicional de cerca de 90 cavalos".
O projeto conta, ainda, com alteração no sistema de comunicações, por meio da adoção do equipamentos Rádio Falcom III e Intercomunicador SOTAS, que "agregam maior tecnologia à exploração das comunicações" e contribuindo "decisivamente para a geração de poder de combate".