O Ministério da Saúde decidiu antecipar três meses de repasses do Piso de Atenção Básica Fixo (PAB) aos municípios gaúchos afetados por enchentes. A primeira liberação beneficiará sete prefeituras que já tiveram os decretos de situação de emergência homologados: Alegrete, Dom Pedrito, Quaraí, Rosário do Sul, São Gabriel, São Francisco de Assis e Uruguaiana.
Segundo o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, o repasse total ficará em torno de R$ 2,7 milhões. O valor deve ser liberado ainda nesta quarta-feira (23), com previsão de estar disponível às prefeituras até sexta- (25).
Gabbardo acredita que os recursos poderão minimizar os problemas nestas comunidades.
— Temos relatos de prefeitos que Unidades Básicas de Saúde tiveram problemas de destelhamento, atividades de saúde pública foram suspensas, uma UPA em Alegrete teve que fechar. Além disso, em função de problemas com estradas vicinais e pontes, o acesso dos pacientes está prejudicado e com custos adicionais às prefeituras — justificou.
Os demais municípios que tiverem situação de emergência reconhecida também serão contemplados no futuro.
Os prejuízos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul ainda estão sendo discutidos, nesta quarta, em reunião coordenada pela Casa Civil, no Palácio do Planalto. O governo federal estuda outras formas de auxiliar os municípios atingidos. Até agora, já houve promessa de liberação de R$ 24 milhões para trabalhos emergenciais na área de infraestrutura.