Foi publicado na edição desta quinta-feira (19) do Diário Oficial da União o reconhecimento da situação de emergência de Caçapava do Sul, na região da Campanha. O município está sendo afetado por estiagem desde o início do ano.
No dia 11 de abril, o governo do Estado já havia homologado a situação de emergência da cidade.
No total, 35 municípios gaúchos já tiveram a situação de emergência reconhecidas por problemas relacionados à estiagem neste ano: Cristal, Amaral Ferrador, Hulha Negra, Morro Redondo, São Jerônimo, Cerro Grande do Sul, Canguçu ,Arroio do Padre, Pedras Altas, Turuçu, Candiota, Bagé, Cerrito, São Lourenço do Sul, Camaquã, Piratini, Herval, Pinheiro Machado, Dom Feliciano, Santana da Boa Vista, Butiá, Capão do Leão, Jaguarão, Pedro Osório, Sentinela do Sul, Chuvisca, Aceguá, Tapes, Sertão Santana, Encruzilhada do Sul, Barão do Triunfo, Arroio Grande, Santana do Livramento, São Gabriel e Caçapava do Sul.
Com o reconhecimento da União, os municípios passam a ter garantia de benefícios como ajuda humanitária, repasse de recurso, auxílio em obras de restabelecimento por meio de Planos de Trabalho, entre outros.