1. Ordem de prisão
Sergio Moro determinou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A detenção foi ordenada no entardecer de quinta-feira (5). Lula deve se apresentar à Polícia Federal até as 17h desta sexta-feira (6) para cumprir a pena de 12 anos e um mês de reclusão, resultado da Operação Lava-Jato.
2. Reação
Devido à rapidez da determinação de Moro, um grupo de correligionários passou a defender que o ex-presidente Lula não se apresente voluntariamente à Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (6), como foi definido.
3. Os cenários
A Polícia Federal tenta desde o anoitecer de quinta-feira (5) negociar com os advogados de Lula a sua apresentação em uma delegacia, para cumprir a pena a que foi condenado. Caso não se apresente, saiba o que pode acontecer com o petista.
4. Inquérito concluído
Foi concluído o inquérito sobre o rapto, o estupro e a morte de Naiara Soares Gomes, de sete anos, cujo corpo foi encontrado no dia 21 de março, num matagal perto da represa do Faxinal, em Caxias do Sul. O autor confesso do crime foi preso em 21 de março. Ele está atualmente no Instituto Psiquiátrico Forense, em Porto Alegre.
5. Inter
Depois de empatar em 1 a 1 no jogo-treino contra o São José, Odair Hellmann comandará um treino às 9h30min. Em entrevista pós-jogo, Rodrigo Dourado considerou o teste contra o Zequinha positivo.
6. Grêmio
O Grêmio segue a rotina de preparação para a decisão do Gauchão contra o Brasil-Pel, no próximo domingo (8). Renato comandará um treino às 15h30min em meio aos rumores de que pode deixar o Tricolor.
7. Começa a Bienal
A 11ª Bienal do Mercosul foi inaugurada com festa e protesto nesta quinta-feira (6). Em meio a uma apresentação, na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, da Orquestra de Câmara Fundarte, artistas no palco exibiram uma faixa que sentenciava: "A arte inspira, respira. Censura não".
8. Mudanças no secretário
O governador Sartori anunciou na quinta-feira (5) mudanças no secretariado. Em discurso, no Palácio Piratini, disse que os novos titulares das pastas terão até quarta-feira (11) — quando tomam posse — para elaborar seus planos de trabalho até o fim do ano.
9. Obra mais cara
Fechado desde 2016 para passar por uma restauração, o Instituto de Educação Flores da Cunha, uma das escolas estaduais mais tradicionais de Porto Alegre, está com a licitação para obras em processo de abertura. O que chamou atenção foi o custo do serviço: R$ 28,6 milhões.
10. Previsão do tempo
O Rio Grande do Sul terá uma sexta-feira (6) de tempo firme e ensolarado em todas as regiões. Uma massa de ar seco predomina sobre o Estado garantindo céu aberto e temperaturas amenas ao longo do dia.