O governador José Ivo Sartori anunciou nesta quinta-feira (5) mudanças no secretariado. Em discurso, no Palácio Piratini, disse que os novos titulares das pastas terão até quarta-feira (11) – quando tomam posse – para elaborar seus planos de trabalho até o fim do ano. Sartori também agradeceu aos que estão deixando o governo para concorrer nas eleições de outubro.
O chamado núcleo de governo será composto por Cezar Schirmer, que fica na Secretaria de Segurança, Cleber Benvegnú, que troca a Secretaria da Comunicação pela Casa Civil, e Ana Pellini, que segue na Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Além de Benvegnú substituindo Fábio Branco na Casa Civil, as novidades são: Josué Barbosa (que era adjunto) no lugar de Carlos Búrigo, na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão; Luiz Antônio Bins (era adjunto) substituindo Giovani Feltes, na Fazenda; Isara Marques no lugar de Benvegnú, na Secretaria de Comunicação; Evandro Fontana (era adjunto) no lugar de Márcio Biolchi, na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, na Ciência e Tecnologia; Francisco Paz (era adjunto) no lugar de João Gabbardo dos Reis, na Saúde; e Sandro Boka substituindo Fabiano Pereira, na Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação.
Outras mudanças são: Urbano Schmitt no lugar de Paulo de Tarso Pinheiro Machado na direção da CEEE; Iberê Orsi substituindo Clair Tomé Kuhn na presidência da Emater; e o vereador de Porto Alegre Idenir Cechin no lugar de João Carlos Mocellin na Chefia de Gabinete do governador. Mocellin será adjunto na Casa Civil.
Como fica o secretariado:
(titulares)
- Casa Civil
Cleber Benvegnú
- Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão
Josué Barbosa
- Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
Evandro Fontana
- Saúde
Francisco Paz
- Comunicação
Isara Marques
- Agricultura
Odacir Klein
- Transportes
Humberto Canuso
- Minas e Energia
Suzana Kakuta
- Procurador-Geral
Euzebio Ruschel
- Segurança
Cezar Schirmer
- Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Ana Maria Pellini
- Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Victor Hugo
- Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos
Maria Helena Sartori
- Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo
Tarcisio Minetto
- Educação
Ronald Krumennauer
- Modernização Administrativa
Raffaele Di Cameli
- Chefe de Gabinete
Idenir Cechin
- Casa Militar
Coronel Alexandre Martins
(interinos)
- Fazenda
Luiz Antônio Bins
- Obras
Sandro Boka
Coordenação de governo
Cezar Schirmer
Cleber Benvegnú
Ana Maria Pellini
CEEE
Urbano Schmitt
Emater
Iberê Orsi
IPE
José Kliemann