Candidatos à reeleição, os deputados estaduais João Reinelli e Edu Olivera migraram de partido oficialmente. Com a janela partidária em vigor desde março, parlamentares podem trocar de legenda sem prejuízo ao mandato até sábado (7). Reinelli estava no PV e se filiou ao PSD. Olivera fazia parte do PSD e foi para o PDT. Ou seja: mesmo perdendo um deputado, o PSD, sigla do vice-governador José Paulo Cairolli, continua com bancada na Assembleia pelo menos até o fim deste ano.
Cairolli foi o "padrinho" da filiação de Reinelli. No caso de Olivera, que também foi convidado a se juntar ao PTB, a articulação ficou por conta de Gilmar Sossella (PDT).
No diretório do PDT de Livramento, a vinda de Edu Olivera abriu uma crise. O prefeito Ico Charopen diz que o deputado não é bem-vindo:
— Avisei a Pompeo de Mattos que ele não conta com a nossa confiança. Não aceitamos imposição de cima para baixo. Isso pode até prejudicar a campanha de Jairo Jorge.
Reinelli, que estava brigado com a Executiva do PV, seu antigo partido, informou à coluna que o PSD é um partido relativamente novo e que terá oportunidade de crescer e encontrar espaço na legenda.