O ex-secretário de Gestão da Prefeitura de Porto Alegre, Urbano Schmitt, foi o escolhido pelo governador José Ivo Sartori para a presidência da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). O atual ocupante da cadeira, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, deixará a estatal em breve devido à saída do PSDB da base do governo.
De acordo com a secretária de Minas e Energia, Susana Kakuta, a nomeação de Schmitt pertence à cota pessoal de Sartori. Próximo de José Fortunati, o futuro presidente foi filiado ao PDT até poucos dias atrás. O partido não faz mais parte do governo desde o ano passado. No Twitter, o líder do PDT no Estado, Pompeo de Mattos, alertou que a nomeação em nada tem a ver com a legenda: "Há pouco tive um diálogo com Urbano Schmitt, que foi convidado pelo governador Sartori para presidir a CEEE. Acertamos a sua desfiliação do PDT visto que o partido não faz mais parte da base política do governo. O PDT tem seu próprio projeto para 2018 com Jairo Jorge governador e Ciro presidente".
A indicação causou mal estar entre os aliados que ainda não deixaram o governo devido às eleições. O argumento contrário à designação é de que o governador não considerou a indicação técnica dos partidos que fazem parte da base.
A nomeação de Schmitt deverá ser aprovada pelo Conselho de Administração da CEEE. A posse não tem data definida.