A comissão de licitação responsável pelo processo de concessão do Parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis, aprovou a proposta técnica da única empresa habilitada no processo aberto pelo município, após reunião nesta quinta-feira (1º). O edital prevê um investimento mínimo de R$ 3 milhões e o período de concessão será de 12 anos, que pode ser prorrogado por mais 12 anos. No documento aprovado, a empresa detalha as melhorias que pretende fazer no parque.
O próximo passo é a abertura do terceiro envelope, que contém a proposta financeira. Nesta etapa, a empresa detalha o valor que pretende investir e, entre outros pontos, o preço do ingresso que será cobrado para os visitantes. O edital de concessão prevê que a empresa aplique o recurso em melhorias no espaço.
A prefeitura de Nova Petrópolis decidiu conceder o parque porque avalia que o município tem condições de apenas manter o parque, mas não investir um maior volume de recursos em reformas mais abrangentes. Atualmente, o ingresso inteiro custa R$ 5. Moradores do município são isentos, o que continuará valendo com a concessão, mediante cadastro.
Conforme o secretário de Turismo, Paulo Roberto Staudt, a abertura do envelope contendo a proposta financeira está marcada para a próxima quinta-feira (8). A expectativa é que o julgamento ocorra na mesma reunião. No caso da proposta técnica, mais de uma reunião foi marcada para definir o resultado.
Se a proposta financeira for aprovada, será aberto um prazo de cinco dias para recursos. Depois desse período, se não houver mudanças, o resultado será homologado. Após a homologação, há um prazo de 30 dias até a assinatura do contrato. Por isso, Staudt estima que a assinatura ocorrerá no mês de abril.