O Centro Obstétrico do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) está lotado em decorrência da suspensão dos atendimentos na maternidade de outro hospital público da cidade, o Casa de Saúde. O Husm tem capacidade para dez leitos, mas está abrigando 17. Ou seja, são sete a mais.
As gestantes que precisam de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) podem contar somente com o Hospital Universitário.
Leia mais:
Hospital Universitário de Santa Maria terá que absorver demanda de partos de maternidade fechada
Atraso nos salários dos médicos suspende serviços de maternidade em hospital público de Santa Maria
Governo do Estado deve R$ 2,2 milhões à Casa de Saúde de Santa Maria
Conforme a assessoria de imprensa do Husm, a situação começou a se agravar no fim da tarde de quarta-feira (8). Os leitos começaram a ser improvisados ainda na quarta, com a colocação de macas e cadeiras para receber as gestantes. Ainda segundo o Husm, há gestantes de Santa Maria e de municípios das regiões central e fronteira-oeste no local.
No começo deste mês, os médicos obstetras da Casa de Saúde de Santa Maria suspenderam os atendimentos por causa de atrasos nos salários.
Os hospitais acordaram que casos de gestantes que precisem de atendimentos pós-parto poderão ser levadas à Casa de Saúde.