No dia seguinte ao vendaval que revirou Santa Maria, a prefeitura calcula a dimensão dos estragos para decidir se decretará situação de emergência. Desde a manhã, três equipes da Defesa Civil municipal circulam pelos bairros mais atingidos para realizar um mapeamento dos estragos.
— Estamos com engenheiros, arquitetos e assistentes sociais para fazer um levantamento qualitativo. Precisamos saber quantas residências foram efetivamente atingidas para calcularmos o número exato de famílias que irão precisar da ajuda do poder público — explica o coordenador da Defesa Civil de Santa Maria, Cladimir Nascimento.
À tarde, as equipes devem se reunir com o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) para avaliar se o município cumpre os requisitos necessários para ingressar com o pedido e acessar os recursos disponíveis para catástrofes. Em paralelo, a sexta-feira (20) também está sendo de limpeza e consertos para os santa-marienses.
O tempo ensolarado contribui para o recolhimento de árvores caídas, a reparação de fios elétricos soltos e a reposição de telhas quebradas. No Parque Itaimbé, na área central, três funcionários da prefeitura trabalhavam no fim da manhã para recolher as dezenas de galhos caídos com a intensidade dos ventos.
Pela ruas e avenidas, ainda se encontram dezenas de postes de luz caídos. No bairro Presidente João Goularte, uma moradora queixava-se, em frente de casa, da falta de energia elétrica que já dura mais de um dia. Técnicos da RGE Sul dividem-se pela cidade para restabelecer o serviço. Segundo a companhia, ainda não há um levantamento de quantos pontos seguem às escuras na região.
Aos poucos, a normalidade vai se restabelecendo. Das 53 escolas municipais que suspenderam as aulas na quinta-feira (19) por causa dos estragos provocados pela ventania, somente quatro seguem com as atividades interrompidas. Há ainda unidades básicas de saúde sem luz, mas que mantém o atendimento à população e encaminhando casos graves para instituições que funcionam normalmente.
No pico do temporal, 115 mil clientes ficaram sem energia (toda a cidade). 81% já foi restabelecido. Estão sendo reconstruídos 9 km de rede elétrica que foram completamente danificados.