A nova ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) em Santa Maria começou a ser usada para atendimentos nesta quinta-feira. É um modelo semelhante aos demais veículos, que atendem mensalmente entre 500 e 600 ocorrências.
Leia outras notícias sobre o Samu
O serviço funciona há cinco anos no município. Segundo Fabrício de Santos Dutra, chefe de frota do Samu, o previsto para Santa Maria era de cinco ambulâncias desde o começo, mas isso nunca foi possível. A quinta é utilizada para reserva, em caso de necessidade de substituição. Em várias ocasiões dois ou três veículos estiveram estragados ao mesmo tempo, limitando o atendimento a apenas uma equipe.
Novo helicóptero do governo do Estado transporta paciente para Santa Maria
Dutra afirma que o número de cinco ambulâncias é bom, mas que o ideal seria ter mais para casos em que mais de um veículo esteja em manutenção ou para ocorrências mais graves. Porto Alegre tem 15 ambulâncias do Samu.
Samu de Santa Maria tem nova gestão
Os quatro veículos que já vinham sendo utilizados são de 2009 e 2010. O ideal, conforme Dutra, é trocar após dois anos de uso. No entanto, ele garante que as ambulâncias estão em boas condições. As cinco ambulâncias estão ativas.
Há quase um mês, a Maspre - empresa com sede em Porto Alegre - assumiu o Samu. Ao todo, 52 funcionários participam das atividades, entre médicos, enfermeiros técnicos em enfermagem, motoristas e limpeza.
Antes da chegada do Samu, os bombeiros eram os responsáveis pelos atendimentos de emergência. Para acionar o serviço do serviço de urgência, o telefone disponibilizado é o 192.