Exatamente um mês após o decreto coletivo de emergência feito pelo Estado, que incluía 14 municípios da Região Central, nenhum morador da região pode retirar o FGTS. O saque será liberado no valor de até R$ 6,2 mil para as cidades que comprovarem os danos.
Até agora, apenas Santa Maria e São Gabriel entregaram a documentação necessária à Caixa. O banco informa ainda que outros municípios estão próximos de concluir o levantamento, mas que ainda não entregaram. Na tarde desta sexta-feira (13), a Caixa e a prefeitura de Santa Maria vão conceder entrevista coletiva informando os procedimentos para liberação do saque.
Cerca de 460 famílias foram cadastradas pela prefeitura. As informações iniciais dão conta de que as famílias deverão procurar a prefeitura na semana que vem para verificar se as áreas em que moram foram consideradas atingidas pela Defesa Civil, e o saque deve estar liberado em até 5 dias úteis - o que, portanto, deve acontecer ainda na outra semana.
Para poder retirar o dinheiro, o dono ou algum morador da casa precisa ter uma conta do FGTS com saldo disponível. Também não poderão sacar pessoas que, nos últimos 12 meses, já haviam sacados o FGTS pelo mesmo motivo, por questões de temporais ou enchentes.
Municípios da Região Central incluídos no decreto coletivo
Agudo
Cachoeira do Sul
Caçapava do Sul
Dona Francisca
Itaara
Júlio de Castilhos
Mata
Nova Esperança do Sul
Nova Palma
Rosário do Sul
Santa Maria
Santiago
São Gabriel
Silveira Martins