Os bombeiros que apagaram as chamas da casa que pegou fogo neste sábado, no bairro Forqueta, foram os primeiros a perceberem que uma imagem de Santo Antônio estava praticamente intacta. O fato inusitada ocorreu bem na data em que os católicos comemoram o dia do santo casamenteiro. Eles notaram a imagem na parede da casa enquanto faziam o rescaldo na residência, após o incêndio já ter sido controlado.
- Quando vimos a imagem, achamos que ela era de metal e não de papel. Foi bem inusitado, ainda mais que atrás dela, a parede também estava com tinta, enquanto o cômodo todo estava queimado - conta o 1º tenente Vanderlei da Silva, que era o oficial em serviço no sábado.
O incêndio ocorreu por volta das 16h, na Rua Marcelo Giácomo. Conforme Silva, foram deslocadas guarnições do Centro, do Desvio Rizzo e da Zona Norte para controlar as chamas. Como a casa era de madeira, porém, a estrutura foi praticamente toda consumida antes dos bombeiros chegarem.
Na hora em que o fogo começou, estava dentro da casa Renato dos Santos, 53 anos, que é deficiente físico. A mãe dele Maria dos Santos, 68, estava na área externa da casa colhendo ervas para fazer um chá.
Quem conseguiu socorrer Renato foi o irmão dele, Altemir dos Santos, 50. Ele reside nas proximidades e viu a fumaça vinda da casa da mãe.
- O Renato tinha emperrado a cadeira de rodas em uma porta, então peguei ele no colo. Na hora de sair, acabei caindo e machucando o rosto, mas ele não se machucou porque eu já estava em uma área sem fogo alto - conta Altemir.
A suspeita inicial é que as chamas tenham começado na cozinha, mas as causas oficiais ainda não foram divulgadas. Os bombeiros foram acionados pelos vizinhos de Maria.
A família agora se abriga na casa de conhecidos, enquanto recebe doações. Maria, que neste domingo ainda estava bastante emocionada, conta que sempre foi devota de Santo Antônio e que a imagem, retirada de um calendário, estava na casa desde 2003. Vizinhos e demais moradores do bairro também se mostravam surpreendidos neste domingo ao verem que apenas a borda da folha de papel estava danificada.
- Para quem tem fé, é difícil não ver um significado nessa imagem intacta - destaca Diniz Zucoloto, morador de Forqueta.
Doações
Quem quiser ajudar a família de Maria pode entregar doações na Unidade Básica de Saúde de Forqueta ou ligar para Diniz no (54) 9973.5015.