Quatro dias após o temporal que atingiu o município, Rosário do Sul, na Fronteira Oeste, decretará situação de emergência nessa segunda-feira (20). A Defesa Civil fechou, no balanço dessa manhã, 5 mil residências atingidas pela tempestade de sexta-feira (17). Dessas, 3 mil são de famílias de baixa renda e devem receber algum auxílio municipal.
A partir do decreto de emergência, a prefeitura de Rosário do Sul vai repassar os números do estrago aos governos Estadual e Federal. Só após uma análise, será dada resposta de quais recursos deverão ser disponibilizados. Após a tempestade, o município ficou sem lonas e o estoque se esgotou, inclusive, nos municípios vizinhos. A defesa civil aceita doações, principalmente, de telhas de 6 milímetros.
Serviços de energia elétrica, abastecimento de água e telefonia estão normalizados.
Os telefones para quem deseja ajudar são 3231 7043 (Assistência Social) e 9908 3585 (Defesa Civil).
Santiago também estuda decretar emergência
Em Santiago, na Região Central 50 casas foram destelhadas na área urbana devido ao vento e à queda de árvores. Conforme a Defesa Civil, o interior foi a região que mais sofreu prejuízos. Propriedades rurais e silos de armazenagem foram danificados e galpões devastados. O levantamento de estragos ainda não foi finalizado. A administração municipal realizou reunião e também pretende decretar situação de emergência.