Será mais um dia para Simone Biles se cansar este sábado (3). A americana e a brasileira Rebeca Andrade darão sequência, no salto, à série de finais entre elas na ginástica artística em Paris. Além da decisão a partir das 11h20min, as duas ainda se reencontrarão na segunda-feira (5), quando ocorrem as disputas por medalhas na trave e no solo.
Maior atleta da modalidade em todos os tempos, Biles levou a melhor na prova por equipes e no individual geral. No trio de embates restantes, o salto é o que Rebeca possui maiores chances de superar a sua principal adversária, sua principal “pedra no collant”.
Em tom de brincadeira, depois da final do individual geral, a bicampeã em Paris brincou sobre os confrontos diante de Rebeca.
— Eu não quero mais competir com a Rebeca, estou cansada (risos). Ela está muito perto, nunca tive uma atleta tão perto de mim, tive que fazer o meu melhor. Estou empolgada e orgulhosa de competir com ela. Eu sei como ela é uma atleta fenomenal, tivemos pontuações muito parecidas, então eu tive que fazer meu melhor em cada aparelho.
Na final, as ginastas terão duas apresentações e a nota final será a média entre delas. Para terminar na frente desta vez, a paulista tem um trunfo e cogita colocar em prática um novo salto.
— Vai depender muito de como eu vou chegar na final do salto. Vai depender muito de como eu vou me sentir — disse a atleta, em entrevista à Rádio Gaúcha, na Bercy Arena.
Na final do individual geral, a maior diferença na nota do salto foi o grau de dificuldade do movimento realizado por Biles, com nota de partida superior ao de Rebeca. A sequência de movimentos da brasileira tem uma corrida por 25 metros na pista até se aproximar da mesa, faz um round-off (como se fosse uma “estrelinha”), apoia os braços sobre o equipamento e dá uma volta e meia no ar antes de pousar.
O grau de dificuldade da manobra é 5,6. Ela pode tentar uma sequência com nota de partida de 6.0, em que executa uma tripla pirueta no ar. A questão é que o erro também pode tirá-la do pódio. Mas pode ser o jeito de vencer Biles, nem que seja no cansaço.
Rebeca x Biles no salto
Classificatório da prova por equipes*
- Rebeca Andrade: 14.683
- Simone Biles: 15.300
*Média nos dois saltos
Final da prova por equipes
- Rebeca Andrade: 15.100
- Simone Biles: 14.900
Final do individual geral
- Rebeca Andrade: 15.100
- Simone Biles: 15.766
Final do Mundial 2023
- Rebeca Andrade: 14.750
- Simone Biles: 14.549
As finais com Biles e Rebeca
Sábado (3/8) — Salto (Rebeca Andrade), às 11h20min
Segunda-feira (5/8) — Trave (Rebeca Andrade e Júlia Soares), 7h38min
Segunda-feira (5/8) — Solo (Rebeca Andrade), 9h23min