Os saltadores Ingrid Oliveira e Isaac Souza foram confirmados nos Jogos Olímpicos de Paris nesta quarta (21). A dupla vai representar o Brasil nos saltos ornamentais após decisão da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e da Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais (Saltos Brasil). Os atletas haviam obtido uma cota olímpica, que não era nominal, e aguardavam a confirmação dos seus nomes como "donos" da vagas.
— Ingrid e Isaac garantiram o Brasil nos Jogos logo na primeira seletiva olímpica, fizeram um ciclo com resultados consistentes e nada mais justo que sejam os nossos representantes em Paris. Eles estão preparados para alcançarem grandes resultados — disse o diretor-executivo da confederação, Hugo Parisi.
Os saltadores competem pelo Pinheiros (SP) e conquistaram a vaga na plataforma de 10 metros durante o Mundial de Esportes Aquáticos, disputados em Fukuoka, no Japão, em julho do ano passado. Na ocasião, alcançaram a final de suas provas, assegurando a cota olímpica - somente os 12 primeiros colocados garantiram a classificação.
A vaga foi comemorada por Ingrid, que estará em sua terceira Olimpíada e se tornará a segunda saltadora brasileira com mais participações olímpicas, atrás apenas de Juliana Veloso, com cinco Jogos no currículo.
— Quando comecei nos saltos, nunca imaginei que poderia disputar três edições de Jogos Olímpicos. Tenho certeza que Paris 2024 será muito especial, com a volta do público às arenas, transmitindo aquela energia que todo atleta precisa —comentou a carioca de 28 anos.
Isaac, por sua vez, estará em sua segunda Olimpíada. Em Tóquio em 2021, ele terminou na 20ª colocação.
— Estar classificado para Paris é uma alegria imensa, ao mesmo tempo que ficamos ansiosos por saber que os Jogos estão se aproximando. O Centro Aquático está muito bonito e tem uma ótima estrutura, de altíssimo nível — afirmou o atleta, que completará 25 anos em junho.
Ingird Oliveira e Isaac Souza estiveram em Paris neste mês para participar de um evento-teste dos saltos ornamentais no mesmo local onde a modalidade será disputada nos Jogos. Em junho, eles vão fazer um período de treinamento na Polônia, entre os dias 15 e 30. Até o momento, o Time Brasil já conta com 222 vagas garantidas nos Jogos Olímpicos de Paris.