Uma das maiores atletas da história do Brasil, a ginasta Rebeca Andrade passou a integrar nesta quarta-feira (22) uma seleta lista de oito mulheres que superaram barreiras no esporte, inspirando meninas em todo o mundo a acreditarem em seu potencial e perseguirem suas paixões.
A brasileira de 25 anos faz parte do grupo que recebe uma homenagem global da marca responsável pela icônica boneca Barbie, que completa 65 anos de seu lançamento. A ginasta, dona de um ouro e uma prata em Jogos Olímpicos e de três ouros, quatro pratas e dois bronzes em campeonatos mundiais, foi escolhida para o projeto Role Models (Mulheres Inspiradoras) e passou a ter uma boneca Barbie única, feita à sua semelhança.
— Eu nunca pensei em ser uma Barbie . A Barbie é um nome tão grande e tão forte e, hoje, eu posso dizer que também me tornei um nome tão grande e tão forte como esse. Realmente é uma honra fazer com que as pessoas continuem acreditando e sonhando alto para alcançar seus objetivos, sabendo que é possível. Não tem ninguém que possa dizer: "Não, você não fez, você não lutou, você não acreditou". Nada disso. Todas as pessoas que me acompanham viram tudo o que eu fiz. Então é isso que a Barbie (e essa homenagem) representa pra mim. Um salto de fé, sonho, conquistas, tudo — disse Rebeca ao comentar a escolha.
O projeto que celebra a trajetória e as conquistas de atletas inspiradoras com bonecas exclusivas ainda irá homenagear outras sete esportistas: além de Rebeca, a tenista norte-americana Venus Williams, as jogadoras de futebol Christine Sinclair (Canadá) e Mary Fowler (Austrália), a também ginasta mexicana Alexis Moreno, a atleta de paratriatlo espanhola Susan Rodriguez, a nadadora italiana Federica Pellegrini e a velocista polonesa Ewa Swoboda.