A decisão de Filipe Toledo de abandonar a temporada 2024 da WSL, o Circuito Mundial de Surfe, para cuidar de sua saúde mental, pegou muita gente de surpresa. Além de ser bicampeão mundial da modalidade (2022 e 2023), o paulista de Ubatuba se classificou para defender o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris.
A desistência do brasileiro de disputar o campeonato mundial causou dúvidas se Filipe iria disputar a sua primeira Olimpíada. Em entrevista à GZH, Ney Wilson, diretor de Alto Rendimento do COB, disse que o surfista havia conversado com o comitê sobre a decisão.
— Ele já tinha conversado (conosco), que iria se afastar. Mas disse que queria se concentrar nos Jogos Olímpicos, que iria se dedicar profundamente. Quando ele informou ao público, nós já sabíamos disso e estávamos alinhados. Agora, ele vai disputar o ISA Games e é importante para ter mais uma vaga para o Brasil. Ele está lá com o Gabriel Medina e com o Yago Dora. Todos de alto nível, que podem ser campeões e nos dar mais uma vaga olímpica — disse.
O Brasil será representado no ISA Games no masculino por Yago Dora, Gabriel Medina e Filipe Toledo e no feminino por Tatiana Weston Webb, Luanna Silva e Tainá Hinckel. O evento acontece nas ondas de Margara, em Arecibo, Porto Rico, e se estende até o dia 3 de março.
Serão 14 vagas individuais (oito no feminino e seis no masculino), além de mais duas (uma em cada gênero) para o Comitê Olímpico Nacional melhor classificado – no somatório dos resultados de toda a equipe. O Brasil concorre a uma vaga entre homens e uma no feminino.
O país já tem Filipe, João Chianca e Tatiana Weston Webb garantidos no Taiti (local das provas de surfe). A competição será realizada na Polinésia Francesa, 15,706 km afastada de Paris, sede do evento deste ano.
— Os brasileiros dizem que é o "Maracanã do surfe", é um lugar que eles gostam de estar. Tem um significado muito importante para eles. Nós entendemos o que eles estavam habituados e tentamos não descaracterizar isso no contexto olímpico. Buscamos um local muito próximo do mar. Porque eles gostam de enxergá-lo, ver a formação das ondas, o vento, detalhes da natureza. Nós buscamos esse espaço apresentado por eles e o contratamos. É uma pousada que fica a 500 metros do mar e atende o que eles desejam. É exclusivo — completou Wilson.
O Brasil é o atual campeão olímpico no masculino. Em 2021, em Chiba, Ítalo Ferreira conquistou a inédita medalha de ouro nas águas japonesas.