O segundo dia de classificatórias do Troféu Brasil de Ginástica Artística, disputado em Porto Alegre, voltou a ter como grande atração a campeã olímpica e mundial do salto Rebeca Andrade. A atleta do Flamengo teve todas as atenções voltadas para si quando se apresentou na trave.
No momento em que a ginasta de 23 anos se dirigiu para o aparelho, o silêncio tomou conta do público e todos os olhos se voltaram para o local onde a trave estava posicionada. Com uma atuação segura, ela obteve nota 14.367 e garantiu o primeiro lugar seguida pelas colegas de clube Flávia Saraiva e Jade Barbosa.
— Estou muito feliz, é a minha primeira competição desde os Jogos Olímpicos, desde a minha cirurgia (no pé direito). Estar aqui representando meu clube é muito importante pra mim e pro meu Estado. É uma alegria imensa, porque sempre fica aquela incerteza se vai dar certo ou não. Ver que deu certo é muito bom. Eu só fiz um aparelho aqui, mas daqui a pouco vem o Campeonato Pan-Americano no Rio de Janeiro e eu vou competir nos quatro aparelhos — comentou Flávia, sétima colocada na trave nos Jogos de Tóquio 2020.
Outros grandes nomes competiram nesta sexta-feira (20), como o campeão olímpico Arthur Zanetti, que também volta de cirurgia e optou por não se apresentar nas argolas, sua especialidade. Ele acabou em nono no salto sobre a mesa e ficou fora da final do aparelho, que foi liderado por João Prunes Vieira, da Sogipa. Aliás, ele é um dos grandes nomes da competição até aqui. No primeiro dia terminou na liderança da eliminatória do solo.
— Acredito que sinceramente tenho chance de medalha. A minha ideia é pegar o primeiro (lugar) porque eu estou aqui pra isso. Tive algumas falhas, em alguns aparelhos porém não foram nos principais (solo e salto sobre a mesa), onde eu fiz por merecer. Agora a ideia é focar pra sábado e domingo — disse o ginasta gaúcho.
As finais do Troféu Brasil de Ginástica Artística serão disputadas no sábado e domingo a partir das 10h, no ginásio da Sogipa. Não há mais ingressos à disposição.
Confira os finalistas das provas disputadas nesta sexta-feira:
Solo feminino: Andreza Lima (Grêmio Náutico União), Carolyne Pedro e Alana de Oliveira (Cegin-PR), Gabriela Barbosa (Pinheiros), Gleyce Rodrigues (Osasco-SP), Hellen Vitória e Gabriela Bouças (Flamengo) e Isabel Ferreira (Jurerê Sports Center-SC)
Trave: Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Jade Barbosa (Flamengo), Gabriela Barbosa e Thaís dos Santos (Pinheiros), Gleyce Rodrigues (Osasco), Alana de Oliveira e Carolyne Pedro (Cegin)
Salto sobre a mesa masculino: João Prunes Vieira e João Mateus Silva (Sogipa), Caio Souza (Minas Tênis Clube), Luís Porto (Grêmio Náutico União), Arthur Nory (Pinheiros), Yuri Guimarães (SERC Santa Maria-SP), Gabriel Souza (Pinheiros) e Rodrigo Santos (Brasil FC-SP)
Barras paralelas: Caio Souza e Lucas Bitencourt (Minas Tênis Clube), Francisco Barreto, Diogo Speranza Paes e Arthur Nory (Pinheiros), Diogo Soares (Flamengo) e Yuri Guimarãese Murilo Pontedura (SERC Santa Maria)
Barra fixa: Patrick Correa, Arthur Nory e Francisco Barreto (Pinheiros), Caio Souza, Lucas Bitencourt e Gustavo Miguel Pereira (Minas Tênis Clube), Diogo Soares (Flamengo) e Tomás Rodrigues (SERC Santa Maria)