— Olha ali, amiga, é a Rebeca Andrade!
— É mesmo, tão pertinho, que emoção!
— Será que ela tira uma foto com a gente?
O diálogo entre duas meninas, com não mais de oito anos cada, foi interrompido por uma voz adulta que veio do lado de dentro da área de aquecimento dos atletas na Sogipa para o Troféu Brasil de Ginástica Artística, em disputa na Capital até o próximo domingo (22).
— Atenção, galera! A Rebeca vai tirar foto com todo o mundo. Ela prometeu!
O brilho que verteu no sorriso daquelas meninas se compara ao do ouro inédito ganho pela ginasta nas Olimpíadas de Tóquio. Assim como aquela dupla de fãs, quase 200 pessoas estiveram no ginásio do clube gaúcho na manhã desta quinta-feira (19) com um propósito principal: ver a Rebeca de perto. Afinal, desde que ganhou o ouro no salto e a prata no individual geral dos Jogos no Japão, é a primeira vez que a atleta compete no Brasil. E mais: a primeira vez com direito a público desde o início da pandemia.
E o tamanho da idolatria pela paulista de 23 anos conquistada pela campeã olímpica pode ser notado pelas manifestações de pessoas com todas as idades. Assim que Rebeca, representando o Flamengo, entrou no recinto de competições, dezenas de celulares foram apontados na direção dela, com gente deixando para trás suas cadeiras e caminhando em sua direção, como acontece com estrelas mundiais.
Embora a euforia, um silêncio quase que de devoção tomou conta do ginásio durante os 40 segundos que durou sua primeira apresentação, nas barras paralelas. A nota pouco importava — obviamente foi a mais alta de todas. O momento era de contemplação até ela aterrissar de forma perfeita. Aí, os aplausos e os gritos foram em alto e bom som.
— Viemos de Florianópolis agora de manhã. Minha filha só falava neste momento de ver a Rebeca de perto — contou um pai, orgulhoso pelo privilégio de ter realizado um sonho.
Sorridente como sempre, Rebeca abanou para o público, sem esconder a gratidão. Parece ter valido mais do que a nota 14,667, que garantiria medalha olímpica. E o mesmo sorriso ela levará para as milhares de fotos que deverá tirar com os fãs gaúchos até domingo.