Porto Alegre começou a receber nesta quinta-feira (19) uma das maiores competições de ginástica artística do país. Em comemoração pelos 250 anos da cidade, a Capital está sendo sede do Troféu Brasil da modalidade. O torneio marca o começo do ciclo olímpico para Paris 2024.
A competição, que reunirá as principais estrelas nacionais da ginástica, como Arthur Nory, Caio Souza, Arthur Zanetti, Jade Barbosa, Flávia Saraiva e Rebeca Andrade, duas vezes medalhista na Olimpíada de Tóquio em 2021, irá até o dia 22 na Sogipa. A quinta-feira foi das primeiras provas classificatórias — duas femininas (salto e paralelas assimétricas) e três masculinas (solo, cavalo com alças e argolas). Oito atletas em cada modalidade avançaram para a final.
A grande estrela da competição é Rebeca. Na primeira vez que entrou no ginásio da Sogipa, nas barras paralelas, ela confirmou seu favoritismo e avançou para a final com a nota de 14,667, que garantiria o bronze no Japão no ano passado.
Também avançaram para a briga por uma medalha: Jade Barbosa (Flamengo), Josiany Calixto da Silva e Carolyne Pedro (CEGIN-PR), Luiza de Oliveira e Beatriz Lima (Pinheiros), Andreza de Lima (União) e Beatriz Benedetti (Osasco).
No outro aparelho feminino do dia, o salto, destaque para Andreza de Lima, do Grêmio Náutico União, que se classificou com a maior nota. Ela terá a companhia de Beatriz Simão dos Santos (Fluminense), Hellen Vitória (Flamengo), Clara Stecca (União), Gleyce Rodrigues (Osasco), Beatriz Lima (Pinheiros), Yasmim Ribeiro (Fluminense) e Maria Rita Simão dos Santos (Fluminense).
Arthur Zanetti, medalhista de ouro nas argolas na Olimpíada de Londres, em 2012, não disputou sua especialidade pois se recupera de uma lesão no ombro, ficando apenas no solo e no salto. Classificaram-se para a final: Leonardo Souza e Diogo Speranza Paes (Pinheiros), Gustavo Miguel Pereira, Caio Souza, Gabriel Faria e Lucas Bitencourt (Minas Tênis Clube) e Murilo Pontedura e Yuri Guimarães (SERC Santa Maria).
No solo masculino, irão em busca da medalha no final de semana João Vieira Prunes (Sogipa), que obteve a melhor nota (13,850), Caio Souza e Gabriel Barbosa (Minas Tênis Clube), Patrick Correia e Gabriel Souza (Pinheiros), Diogo Soares (Flamengo) e Yuri Guimarães e Arthur Zanetti (SERC Santa Maria-SP).
Prova com três atletas olímpicos (Caio Souza, Diogo Soares e Arthur Nory), o cavalo com alças teve além dos trio de favoritos, mais cinco ginastas classificados para a final.Patrick Correa e Francisco Barreto (Pinheiros), Gabriel Barbosa (Minas Tênis Clube), Tomás Rodrigues e Yuri Guimarães (SERC Santa Maria-SP) também irão em busca do pódio.
Na sexta-feira (20), as classificatórias continuam na Sogipa. As mulheres disputarão a trave e no solo. Já os homens, o salto, as paralelas e a barra fixa. A competição não tem final individual geral e por equipes.
A entrada para o Troféu Brasil é franca, mas a Sogipa pede para que os interessados (sócios ou não), façam suas reservas no site do clube. Os lugares para sábado e domingo se esgotaram.