O fenômeno Alison dos Santos segue voando nos 400m com barreiras nas Olimpíadas de Tóquio. O brasileiro venceu a sua bateria da semifinal na manhã deste domingo e se garantiu na disputa por uma medalha — a meia noite da próxima terça-feira (3).
O corredor fechou a prova em 47s31, segundo melhor tempo das semifinais, atrás apenas dos 47s30 do norueguês Karsten Warholm, recordista mundial da prova. O brasileiro ficou na frente de Abderrahman Samba, do Catar, que terminou em segundo com 47s47.
— Estou bem confiante para essa competição. Deram-me o poder de decisão se iria controlar ou ir mais forte, e não achei que estava indo tão bem, portanto não fiz totalmente forte. Quando passei ali, vi que dava para ter feito ainda melhor. Estou feliz de estar na final, planejava e sonhava com isso — disse à TV Globo logo depois da semifinal.
Com o tempo feito na manhã deste domingo, Alison fez seu melhor tempo na vida e conseguiu quebrar o recorde sul-americano, que já era dele (47s34) — feito em julho, em Estocolmo.
Os dois melhores de cada uma das três baterias garantiram vaga direta na final —independente do tempo. Além deles, os dois melhores tempos gerais avançaram. Além de Alison, Warholm e Samba, também se classificaram para a final o italiano Alessandro Sibilio, o turco Yasmani Copello, o virginense Kyron McMaster, o norte-americano Rai Benjamin e o estoniano Rasmus Magi.