Um dos principais nomes do atletismo brasileiro, o saltador Thiago Braz não se considera favorito ao ouro no salto com vara. Mesmo sendo o atual campeão olímpico na prova, o atleta reconhece que precisa melhorar a sua performance para brigar pelo pódio.
— Não me coloco na posição de favorito. Claro que quero brigar por medalha, mas uma Olimpíada nunca é fácil. Hoje (na fase classificatória), não foi fácil. Espero melhorar o meu desempenho para a final. Me sinto como em 2016, tudo pode acontecer — disse Thiago Braz a GZH, relembrando a vitória nos Jogos do Rio de Janeiro, quando não era considerado um dos candidatos.
Apesar do ouro em 2016, Thiago Braz teve um ciclo olímpico repleto de altos e baixos. Após saltar 5m75cm na fase classificatória em Tóquio, o atleta acredita que, para brigar pelo ouro, terá de se aproximar da própria marca de 6m03cm, que fez no Rio de Janeiro, recorde olímpico da prova.
— (Para ganhar o ouro) Terei de saltar 6m ou quem sabe 5m90cm. São essas as marcas necessárias em uma final. Tomara que eu consiga fazer uma boa competição — completa.
O atleta paulista cita como principais adversários o sueco Armand Duplantis e o francês Renaud Lavillenie, com quem travou uma batalha épica na final dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
— O Thiago está voltando a ter a boa forma que ele costumava ter nos últimos anos. Vou dar o meu máximo. Estar no pódio é meu grande objetivo, e darei o meu melhor para conquistar uma medalha. A final será empolgante — disse Lavillenie a GZH.
A final do salto com vara será na terça (3), às 7h20min (pelo horário de Brasília).